Dicas de Lavagem de Quadriciclos

DICAS DE LAVAGEM PARA SUA MOTO OU QUADRICICLO.

Muitos usuários nunca tiveram a curiosidade de lavar sua moto ou quadriciclo simplesmente levam a uma oficina, ou lava-rápido e ficam felizes da vida. Cuidado! Existe uma mania nacional de lavar moto com água pressurizada, pulverização de querosene ou água quente. Esqueça tudo isso, arregace as mangas e vamos ao trabalho.

Primeiro de tudo, saiba que moto e quadriciclo não é carro, por isso o que serve nos carros não funciona esses veículos. Aquele festival de jato de água não faz mal ao carro porque ele tem carroceria cobrindo o motor, freios, cabos etc. Na moto, mesmo feita para suportar as intempéries, devemos proteger suas partes, digamos, íntimas. Todo mundo já viu o festival de cabos e fios que passam de um lado para outro. Quando a moto ou quadriciclo recebe um jato de água pressurizado, a umidade penetra nos chicotes elétricos e pode provocar o maior curto circuito.

Da mesma forma, muitos componentes móveis são protegidos por anéis de borracha, que estão na corrente e juntas como balança, pedal de câmbio e outros. Ao mandar um jato de querosene por cima de tudo, (ou qualquer outro solvente), estas borrachas sofrem um ressecamento e irão rachar, perdendo a capacidade de vedar a entrada de sujeira ou permitindo o vazamento de óleo. A água quente elimina a lubrificação de muitas peças móveis, sobretudo rolamentos e a corrente. Aliás, esta é a maior vítima do excesso de lavagem.

Não utilize querosene no disco de freio. O querosene é um solvente que leva óleo na sua composição.

Procure um local abrigado do sol e prepare os materiais que irá utilizar: pincel macio, uma vasilha, a lata de querosene Sim, você pode usar querosene em ALGUMAS partes da moto ou mesmo tinner, um balde, panos, esponja e a mangueira.

Espere o motor esfriar antes de jogar água.

Comece pincelando querosene ou tinner nas partes onde normalmente grudam as sujeiras mais pesadas, como a parte debaixo do motor, nas áreas onde respingam óleo de corrente, por baixo dos pára-lamas, cárter, balança traseira, bengalas, roda traseira (sem atingir o disco ou cubo de freio), raios e bloco do motor. Logo depois jogue água com a mangueira, sem pressão, só para retirar o querosene ou o tinner.Dilua sabão de côco ou detergente neutro no balde com água até fazer espuma. Megulhe a esponja (não use aquela de dupla face porque risca os cromados) na água e ensaboe todo o véiculo. Comece sempre de cima para baixo, da parte mais limpa para a parte mais suja. Enxágüe com cuidado, sem pressão, até sair todo sabão. Nas motos ou quadriciclos com escapamento saindo por cima, tome o cuidado de cobrir a saída para evitar a entrada de água. O banco pode ser esfregado com uma escova de cerdas macias, principalmente se for colorido (azul, amarelo, vermelho). Tire todo o sabão.

Antes de enxugar com um pano macio (as fraldas de pano, ou camisetas velhas são excelentes), balance bastante a moto pra frente e pra trás para tirar o excesso de água que fica acumulado em pequenas “conchas”. Destape o escapamento e ligue o motor só por uns 30 segundos para tirar a umidade. Enxugue principalmente todas as partes de metal para evitar a formação de ferrugem. Comece de cima para baixo e depois de tudo sequinho, volte a ligar o motor por uns 2 minutos só pra secar tudo direitinho.

Polimento e cera, mas só a cada dois meses, para não “gastar” as partes pintadas e cromadas. Nas peças cromadas use limpa prata, com cuidado de usar esponja para espalhar a cera e estopa ou algodão para tirar o excesso e dar brilho. Nas peças de plástico, use cera à base de silicone para não ressecar. No tanque pode-se usar cera automotiva ou no caso de quadriciclos que é de plastico, utilize selicone.

Mais dicas:

  • Jamais, , passe produtos químicos nos pneus, o famoso “pneu pretinho”, porque pneu já é preto e a química resseca a borracha.
  • Após a lavagem lubrifique a corrente com graxa branca e também lubrifique o cabo de embreagem com óleo fino.
  • Cuidado nas primeiras frenagens porque o sistema de freios estará molhado e frio.
  • Aproveite a lavagem para verificar o desgaste de peças, checagem das lâmpadas e regulagens diversas.
  • Retirar o tanque e banco, mas não jogue água nestas partes, limpe apenas com pano úmido.