5 dicas de pilotagem de quadriciclo

Pilotar quadriciclo, ou ATV, é uma experiência incrível.

Em especial, quando o condutor domina bem o veículo e respeita todas as regras de segurança. Quando isso acontece, há pouco que pode interferir na diversão e no lazer que é proporcionado por esses veículos automotores.

 

Neste artigo, nós encurtamos o seu caminho para que você consiga pilotar essas máquinas como um profissional. A segurança e algumas questões sobre o domínio do quadriciclo serão abordadas mais à frente!

Pronto para saber mais sobre o assunto? Continue a sua leitura!

1. APRENDA SOBRE O FUNCIONAMENTO DO QUADRICICLO

 

Antes de iniciar, saiba que é fundamental entender como o aparelho funciona. Compreenda todos os “controles” e comandos que o veículo possui. Observe pelas normas de segurança mais básicas e faça um pequeno teste em um terreno adequado (leia o manual do proprietário QUADRIS) — o manual pode vir a calhar durante essa fase do aprendizado.

 

Essa dica é fundamentalmente importante se esse for o seu primeiro contato com um quadriciclo. Entretanto, ressaltamos que cada modelo pode ter sua particularidade, sendo os modelos com maior cilindrada os mais perigosos para iniciantes.

 

 

Pilotar um desses veículos não é difícil, mas existe uma pequena curva de aprendizado que exige um pouco de atenção.

 

2. CONHEÇA O LOCAL QUE VOCÊ PILOTARÁ, SUGERIMOS UM CAMPO DE FUTEBOL UMA UMA ARÉA PLANA OU SEM OBSTÁCULOS

 

 

Nada melhor para sua segurança do que conhecer bem o local em que você passeará com seu quadriciclo. Um breve reconhecimento do terreno e das áreas mais perigosas pode evitar acidentes graves, o que certamente é de interesse do condutor.

 

 

O princípio básico é que o iniciante comece em terrenos seguros e com pequenas imperfeições. Estradas e locais asfaltados devem ser evitados pelo maior risco de capotagem. Dê preferência para lugares que não exigem muito do piloto e da máquina.

 

 

3. APRENDA A FAZER CURVAS DA FORMA CORRETA, UTILIZE O PESO DO CORPO COMO PENDULO.

 

 

O quadriciclo por natureza é um veículo ágil. Sendo um híbrido entre um carro e uma moto, e tendo como principal característica o funcionamento off-road, é fácil se empolgar e acabar exigindo um pouco mais do veículo.

 

 

Entretanto, ressaltamos que apesar do seu curto período de aprendizado, o quadriciclo pode garantir surpresas desagradáveis para aqueles que não respeitam seus limites.

 

 

A distribuição do peso nas curvas e a aceleração são alguns dos fatores que podem colocar você — e o seu acompanhante, se houver — em risco. Faça suas curvas de maneira controlada e só aumente a velocidade quando houver um domínio básico do veículo.

 

 

Não se esqueça que quadriciclos de maiores cilindradas exigem um período de adaptação, principalmente quando falamos de aceleração e de outras questões ligadas à segurança.

 

 

4. APRENDA A PILOTAR QUADRICICLO NAS DESCIDAS

 

 

As descidas são sempre um ponto de atenção para os condutores. Antes de se aventurar, recomendamos que você cheque os freios e inicie sua descida de maneira controlada, JOGUE O PESO DO CORPO PARA TRÁS

 

 

Descer rápido demais e sem controle do veículo é a receita para o desastre, sempre tenha prudência quando estiver pilotando.

 

 

Saiba os limites do seu quadriciclo e, principalmente, os seus limites antes de realizar uma manobra mais avançada.

 

 

5. NÃO SE ESQUEÇA DOS SEUS EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA

 

 

Por fim, não se esqueça de utilizar seus equipamentos de segurança antes de realizar qualquer tipo de trilha ou travessia. Capacete, óculos de proteção, botas especializadas, coletes contra choques e outros equipamentos são essenciais para sua seguridade. Nunca ande de chinelos ou sem calças compridas.

 

 

Afinal de contas, o que vale é aproveitar a “viagem” despreocupado e livre de riscos desnecessários, não é verdade?

 

 

Com a utilização dessas 5 dicas, certamente você estará apto a pilotar uma dessas fantásticas máquinas que garantem muita emoção e diversão nos momentos de lazer. Os riscos serão drasticamente reduzidos e sua experiência com o veículo será infinitamente maior do que a de uma pessoa que desconhece esses princípios básicos. Faça sempre a checagem de pista no seu quadriciclo antes de qualquer trilha para se certificar que tudo esta em ordem.  Nunca ande com o quadriciclo desalinhado ou sem essa checagem de segurança.

compre o seu hoje mesmo em www.quadris.com.br fone 11 2922-3050